top of page

Tecnologia Social

Estímulo ao desenvolvimento tecnológico e busca por respostas aos problemas da sociedade. É dessa forma que o Instituto 3M define Tecnologia Social, cujo foco é trabalhar para gerar soluções simples, replicáveis e de baixo custo para inclusão social e melhoria da qualidade de vida das comunidades. Para que isso ocorra, essas tecnologias devem ser efetivamente aplicáveis ao nosso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O grande programa na área da Tecnologia Social é o Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, realizado em parceria com a Associação AlfaSol, que já reconheceu sete iniciativas desenvolvidas para melhorar as condições de vida de uma comunidade de forma simples e inovadora. Além disso, trata-se de uma oportunidade para colaborar com a expansão dos trabalhos dos alunos também fora do ambiente da faculdade, estimulando o empreendedorismo dos jovens.

 

Diferente de outros concursos da área, o Prêmio do Instituto 3M não se encerra na premiação. Afinal, o aluno, ao ser escolhido como vencedor, recebe o valor de R$ 50 mil para implementar o projeto, que precisa apresentar a viabilidade técnico-financeira para plano de execução em 12 meses. Outro destaque é que, ao contrário das outras iniciativas do Instituto, que normalmente são focadas nas comunidades próximas às plantas da 3M, o prêmio é aberto a alunos de todo o país – a cada ano, são centenas de inscrições de todas as regiões do Brasil.

 

Por meio do concurso, o Instituto 3M vem investindo em ideias transformadoras que geram soluções criativas para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. E um dos grandes exemplos dessa iniciativa é a Massa do Bem, vencedora da 1ª edição do prêmio, em 2006. O projeto, criado na época por alunos de Relações Públicas da Faculdade Metrocamp de Campinas, consiste em uma receita de uma cumbuca de pão nutritiva e saudável que garante a alimentação de uma pessoa por um dia inteiro e possui custo de produção de apenas 50 centavos.

A cumbuca de pão é distribuída junto com uma sopa, produzida por voluntários de associações parceiras, a pessoas em situação de rua. Atualmente, o projeto é executado com o auxílio de três instituições diferentes: a APAE, em Campinas, o IEFA, em São José do Rio Preto, e os Obreiros do Bem, em Ribeirão Preto. Na APAE, por exemplo, os pães são feitos por alunos com deficiências intelectuais da instituição, o que também os ajuda na inserção no mercado de trabalho. Para realização do projeto, portanto, é necessária toda uma rede de voluntários nas cidades para que as cumbucas cheguem aos que dela precisam.

Além da Massa do Bem, o Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários já reconheceu outras seis tecnologias sociais inovadoras voltadas para a promoção da educação, meio ambiente e geração de renda. Confira os ganhadores:

  • 1ª edição – Massa do Bem;

  • 2ª edição – Surdos e a Televisão: estudo sobre a democratização da informação;

  • 3ª edição – Transformação Social pela Educação Ambiental;

  • 4ª edição – Design de Móveis em bambu;

  • 5ª edição – Casa PET;

  • 6ª edição – Telhado Verde;

  • 7ª edição – Reaproveitamento de materiais vítreos obtidos a partir de resíduos de vidraçarias comerciais para a produção de compósitos vidro-cimento e menção honrosa para o projeto Sistema de Empréstimo de Equipamentos Básicos de Saúde.

O Instituto 3M acredita que boas ideias colocadas em prática podem promover a transformação do país. É assim que trabalhamos na área de Tecnologia Social com o Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, descobrindo e aplicando soluções que promovam o desenvolvimento do Brasil.

Texto produzido em fevereiro de 2018 para o site do Instituto 3M. Você pode acessar este conteúdo em sua publicação original clicando aqui. 

Foto da capa: Freepik.com (wayhomestudio)

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

© 2020. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page