O mais novo padrão de corte e acabamento
3M lança as Lixas 3M Blue com o foco na melhor produtividade para a preparação da pintura
Pare por um momento e pense no processo de preparação da pintura com o qual você está acostumado a trabalhar. Conte quantas etapas de lixamento são necessárias para que a reparação seja feita de forma precisa. Agora, imagine um produto que permita que você reduza algumas dessas etapas – por exemplo, de seis lixamentos para cinco. O quanto isso impactará em seu negócio?
Talvez você não tenha ideia do quanto essa redução de etapas possa melhorar a produtividade de sua oficina. Mas os números comprovam que os resultados são impressionantes. De acordo com dados de mercado levantados pela 3M, grande parte dos custos de uma reparação estão relacionados à mão de obra. E ao utilizar um produto que elimina uma das etapas de lixamento no processo de preparação da pintura, é possível aumentar até 16% do volume de carros reparados ao mês*.
Para que esses números sejam possíveis, produtividade é a palavra-chave. E é pensando nisso que a 3M desenvolveu as Lixas 3M Blue, uma nova linha criada para facilitar o dia a dia e aumentar o rendimento dos profissionais que trabalham com a preparação da pintura automotiva.
Corte poderoso. Acabamento sem igual. Essas são as duas principais características da linha, que conta com minerais de alta performance e com papel e resina mais resistentes. Dessa forma, as lixas oferecem corte inicial poderoso, maior rendimento e excelente acabamento. Tudo isso garante um trabalho mais rápido, com menor empastamento e menor número de etapas de lixamento.
“Com as Lixas 3M Blue, é possível que o profissional faça a pintura sobre um processo com menos etapas do que normalmente são feitas. Por exemplo, dependendo do poder de cobertura da tinta (base solvente, de alta tecnologia, cor não crítica) e dos profissionais seguirem corretamente o procedimento recomendado pela 3M e pelos fabricantes de tinta, poderia ser possível realizar a pintura sobre o lixamento de um disco abrasivo grão #400, ou sobre o #800 em alguma situação mais crítica do processo. Isso reduz as etapas de lixamento, promovendo uma maior produtividade sem a preocupação de retrabalho por causa de riscos de lixa posteriormente”, explica Estela Carossini, gerente de produto de Abrasivos na divisão de Reparação Automotiva.
Tudo isso garante uma performance muito melhor no processo de lixamento. E mais: com um custo que cabe no bolso do consumidor. A linha Blue foi desenvolvida pela 3M para ser uma opção com preço acessível e resultados muito satisfatórios. Dessa forma, o custo/benefício das lixas é outro diferencial, já que, além do preço, o objetivo do produto é reduzir as etapas para melhorar o faturamento das oficinas como um todo. “Sempre fomos pioneiros no mercado de lixamento e somos movidos a criar diferenciais. O desafio foi fazer um produto totalmente novo, combinando boa performance e custo acessível. E é exatamente isso que entregamos ao consumidor com as Lixas 3M Blue”, aponta Estela.
Um portfólio completo
A linha Blue foi criada para atender a todos os tipos de necessidade dos clientes. Está disponível em folhas de lixa (225 × 275 mm), discos Hookit™ 6" e tiras abrasivas aspiradas de 70 mm e 115 mm de largura. São produtos disponíveis em todos os grãos que o mercado utiliza, seja para lixamento manual ou pneumático. Com os discos e as tiras aspiradas, a 3M apresenta outra vantagem de sua linha: a aspiração do pó gerado, melhorando o ambiente de trabalho das oficinas. Para potencializar a eficiência do lixamento, indica-se também a utilização das Lixadeiras 3M (auto aspirada ou de aspiração central) com os suportes e acessórios adequados de acordo com cada operação.
* Estudo baseado em uma oficina que faz 100 carros por mês, que utiliza seis etapas de lixamento e foi convertida para o processo 3M Blue de cinco etapas no preparo da pintura.
Texto produzido em maio de 2018 para a revista "Repare", publicação da 3M do Brasil direcionada a oficinas e outros estabelecimentos ligados à reparação automotiva.
Foto da capa: Freepik.com (aleksandarlittlewolf)